Visita dourada de Pedro Sponchiado

Visita dourada de Pedro Sponchiado

16/09/2018 0 Por Lara Franciulli

 

Foi com muita alegria que recebemos mais uma vez em nosso projeto Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, estudante de São Paulo apaixonado por Matemática. A última vez que Pedro nos visitou foi no mês de março, quando preparou nossas crianças para a Olimpíada de Matemática Canguru Sem Fronteiras, nos ajudando também na aplicação da prova. Você pode conferir mais sobre nosso treinamento clicando aqui.

Pedro já ganhou dezenas de medalhas em Olimpíadas Científicas, nas áreas de Matemática, Informática, Física, Química e Astronomia, a nível regional, nacional e  internacional. E todas essas conquistas foram com muito esforço e dedicação, como ele nos contou na visita de hoje.

Começando a vida olímpica ainda no Ensino Fundamental, Pedro conquistou o primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) em 2013 e foi quando descobriu pertencer a esse mundo. Em 2014, querendo intensificar seus estudos, ele viajava todo sábado com seu pai de Santa Cruz do Rio Pardo, sua cidade natal, para a capital de São Paulo, mais de 6h de viagem – das 00h às 6h00 em um ônibus. Ao chegar em São Paulo, tinha aulas de Matemática das 7h00 às 18h00, só então retornando para casa. No Ensino Médio, ganhou uma bolsa de estudos em um colégio de São Paulo e veio morar sozinho em uma nova cidade. Ao mesmo tempo, muitas experiências novas vieram: primeira vez em um avião e também a primeira vez fora do Brasil, amizades importantes e professores sensacionais. E, claro, muita sabedoria e conhecimento dentro e fora da sala de aula!

Neste ano, Pedro foi selecionado para representar o Brasil na 59° Olimpíada Internacional de Matemática (International Mathematical Olympiad – IMO, no inglês), uma das competições de Matemática mais importantes do mundo. Em julho deste ano, o evento ocorreu na Romênia e reuniu 594 estudantes vindos de quase 100 países diferentes. E Pedro voltou para casa com a mala bem mais pesada: trouxe uma MEDALHA DE OURO para o Brasil, ficando na 12ª colocação. A última vez que o Brasil havia conquistado uma medalha de ouro na IMO foi em 2012, com o estudante paulista Rodrigo Sanches Ângelo. Com a conquista de Pedro, nosso país já soma 10 douradas!

No final de nossa conversa, ele nos contou sobre seus próximos planos: primeiro, está estudando para ser selecionado para outra competição internacional: a Olimpíada Internacional de Informática (International Olympiad in Informatics – IOI, no inglês). Depois, ele irá se candidatar para estudar em uma universidade nos Estados Unidos no próximo ano. Com certeza estaremos na torcida!

Pedro ainda nos deixou um recado: não importa o que digam, sempre sigam os seus sonhos com muito esforço e dedicação. Muito obrigado por nos inspirar com a sua história, você merece todas essas conquistas e muito mais!

Somos mais do que mil, porque juntos somos um!