Encontro com Malala

Encontro com Malala

12/07/2018 1 Por Lara Franciulli

 

No começo desta semana, tive a felicidade de participar do evento que recebeu a paquistanesa Malala Yousafzai, que foi a pessoa mais jovem da História a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, em 2014, quando tinha 17 anos. Ela luta pelo acesso à Educação de crianças e jovens em todo o mundo e pelo empoderamento de meninas e mulheres, sendo uma grande inspiração para mim!

Desde quando recebi o convite até o momento em que deixei o evento, eu estava muito emocionada. Uma oportunidade dessas é única e transformadora para qualquer um! Quando cheguei, acompanhada por mais 10 mulheres e meninas extraordinárias – Deborah De Mari (Força Meninas), Dany Carvalho (CUBO Itaú), Viviane Duarte, Amanda Guimarães, Júlia Teodoro e Luz Ericka (Plano de Menina), Ciranda de Morais (She’s Tech), Iana Chan (PrograMaria), Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), Renata Horta (TroposLab) e Kamila Camilo – me juntei a outros mais de 50 jovens que também estão contribuindo para melhorar a Educação no Brasil. Fomos, então, informados de que não assistiríamos ao evento na plateia, mas sim no palco, ficando a poucos metros de Malala!!! Isso só aumentou ainda mais a ansiedade e a emoção!

Quando subimos ao palco, encarei o público e percebi quanto essa experiência seria marcante em minha vida e como eu era privilegiada por participar de algo assim! Quando Malala entrou, uma energia muito forte tomou conta do auditório e só a presença dela, antes mesmo de qualquer pronunciamento, já demonstrou quanto ela é especial!

Suas palavras elucidaram ainda mais minhas perspectivas sobre o nosso país e o mundo, provando, por meio da sua história e das histórias de meninas que ela já conheceu, o poder transformador da Educação na formação do humano e do mundo.

Ela também ressaltou a importância da família e da comunidade no crescimento do indivíduo, o que pude associar à minha vida e compreender mais sobre mim mesma e sobre pessoas próximas a mim.

Além disso, acerca do empoderamento feminino, ela também atentou para a participação dos homens no processo, o que reforçou para mim a importância de trabalharmos – e muito! – esse tema com nossos meninos!

A respeito das eleições que se aproximam, ela disse: Votem, o poder está nas suas mãos!

Por fim, suas palavras que mais me marcaram foram em resposta à pergunta de Ciranda de Morais, do She’s Tech, que foi a respeito da decepção que nós, ativistas, às vezes sentimos por estarmos em busca de um mundo igualitário, que muitas vezes parece tão distante. Malala disse que, se meninas de 14 anos ou menos são obrigadas a se casar e, então, forçadas a parar de estudar, mas mesmo assim continuam lutando e acreditando em seus sonhos, por que deveríamos desistir? Precisamos continuar motivados, mesmo que o objetivo pareça algo utópico ou inalcançável.

Não pude dialogar diretamente com Malala, porém percebi que, ainda que falando para milhões de pessoas naquele dia, ela conseguiu conversar com cada um individualmente, e pude sentir sua preocupação com todos e seu reconhecimento por nosso trabalho como ativistas.

Foi um acontecimento inesquecível e que me deu mais forças para continuar com minha vontade de transformar a realidade ao meu redor. Com certeza, levo muitas lições desse dia, as quais transmitirei fortemente a crianças e jovens com quem encontrar!

Finalmente, sinto muita gratidão: a Malala, por ter escolhido o Brasil como um de seus destinos, acreditando em nosso país; a Deborah De Mari e Dany Carvalho, por essa oportunidade maravilhosa; aos ativistas que conheci, por mostrarem que, definitivamente, não estou sozinha nessa caminhada; e, principalmente, às crianças e aos jovens do Juntos Somos Um, por me motivarem todos os dias a lutar por um país melhor!

Somos mais do que mil, porque juntos somos um!